Calores da menopausa, entenda o que acontece com seu corpo.
- ivanizoia
- 29 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mar.
Os calores da menopausa, os tais "fogachos" são um dos sintomas comuns associado às mudanças hormonais durante essa fase da mulher.
Na medicina tradicional chinesa, a menopausa é vista como uma transição natural que envolve um desequilíbrio entre o Yin (energia fria e nutritiva) e o Yang (energia quente e ativa), especialmente a deficiência de Yin dos rins.
A acupuntura é amplamente utilizada para aliviar os sintomas da menopausa, incluindo os calores. O tratamento visa restaurar o equilíbrio do Yin e Yang no corpo, promover o fluxo adequado de Qi (energia vital) e melhorar a circulação do sangue.
Como acupuntura pode ajudar?
A acupuntura ajuda a restaurar o equilíbrio entre o Yin e o Yang, tonificando o Yin que está deficiente e acalmando o Yang que se sobressai por esta deficiencia do Yin. Isso pode reduzir a sensação de calor interno e promover uma sensação de frescor e bem-estar.
A acupuntura promove o livre fluxo de energia (Qi) e sangue nos meridianos, o que ajuda a reduzir a estagnação que pode contribuir para a geração de calor e outros sintomas, como sudorese noturna.
A acupuntura tem um efeito relaxante no sistema nervoso, ajudando a diminuir o estresse e a ansiedade, que podem agravar os calores. Ao equilibrar as emoções e o sistema nervoso, a acupuntura contribui para uma maior estabilidade hormonal.
A moxabustão, que é a aplicação de calor nos pontos de acupuntura com a queima de uma erva chamada artemísia, também pode ser usada junto à acupuntura. Isso é especialmente útil para tonificar o Yang e fortalecer a energia vital, ajudando a regular o calor no corpo.
Tratamento :
O tratamento com acupuntura para os calores da menopausa vai depender da resposta do organismo de cada um, são recomendadas sessões semanais. O tratamento durará o tempo necessário até que os sintomas sejam amenizados e a pessoa se sinta melhor.
Além das sessões de acupuntura, a medicina chinesa sugere uma dieta adequada que inclua alimentos que nutram o Yin, como peras, tofu, espinafre, amêndoas, gergelim preto, peixes de água salgada, feijão preto, entre outros. Evitar alimentos muito quentes, como café, álcool e especiarias, também pode ajudar a reduzir os sintomas de calor.
Em resumo, a acupuntura é uma abordagem eficaz e natural para tratar os calores da menopausa, ajudando a equilibrar a energia do corpo e proporcionar alívio a longo prazo.







Comentários