Cãibras: O que é? Tratamentos e causas na visão da Medicina Chinesa
- ivanizoia
- 22 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de mar.
As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas que afetam um ou mais músculos de determinada parte do corpo. Embora sejam mais comuns na panturrilha, elas também podem ocorrer nas coxas, pés, mãos e dedos dos pés.
Na visão da medicina chinesa, as cãibras musculares estão geralmente relacionadas a desequilíbrios energéticos no corpo. Esses desequilíbrios podem resultar em tensão ou bloqueios nos meridianos energéticos (canais por onde a energia (Qi) flui), o que provoca as cãibras.
Dentro do diagnostico da Medicina Chinesa as causas podem ser por:
Deficiência de sangue, que é uma das principais causas de cãibras na medicina chinesa. Quando o sangue não está nutrindo adequadamente os músculos, eles ficam mais suscetíveis à contração e cãibras. Isso pode estar relacionado a cãibras noturnas ou após esforço físico.
Estagnação do Qi, ou bloqueio no fluxo de energia, que pode levar à contração muscular e, portanto, a cãibras. Isso ocorre quando o Qi não circula livremente pelos meridianos, causando dor e espasmos.
Quando há uma deficiência de Yin (o aspecto mais frio, nutritivo e hidratante do corpo), os músculos podem não ser devidamente umedecidos, resultando em cãibras e espasmos.
A deficiência de Yang dos rins também pode estar relacionada a cãibras, especialmente nas extremidades e durante a noite. O Yang dos rins é responsável por aquecer e energizar o corpo, e quando em deficiência, pode resultar em falta de energia nos músculos.
Tratamento :
A acupuntura é uma das principais formas de tratamento para cãibras na medicina chinesa. Os pontos de acupuntura são selecionados para liberar bloqueios nos meridianos e melhorar o fluxo de Qi e sangue.







Comentários