top of page

Consumo de gorduras afeta o coração

  • ivanizoia
  • 7 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

O cuidado com o coração deve interessar principalmente a pessoas com idade entre quarenta e cinquenta e oito anos. Estatisticamente, esta é a fase mais vulnerável da vida. Infelizmente, para muitas pessoas, a época marca o início dos problemas coronários. O organismo humano desenvolve uma teia de vasos sanguíneos auxiliares que entram em operação assim que uma veia coronária se entope. Porém, este recurso desenvolve-se plenamente somente após os cinquenta anos, razão pela qual, em pessoas jovens, os ataques cardíacos costumam ser fulminantes.


Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que a adoção do estilo de vida saudável ajuda a prevenir e a combater doenças. Infelizmente, poucas pessoas têm disposição para mudar os hábitos alimentares e exercitar-se, em acordo com a boa norma de saúde. Sabe-se que a diminuição do consumo de gorduras de origem animal reduz em 30% o risco de doenças cardíacas.


Consumo de frituras tornou-se hábito universal


Sabe-se que o óleo vegetal quente, em ebulição, altera as características químicas e orgânicas do alimento que é mergulhado nele. Na dieta moderna, a concentração calórica de alimentos encharcados em óleo tiram o lugar das hortaliças, frutas e cereais in natura. Enquanto o óleo borbulha na frigideira, ele sofre mudanças químicas que o transformam em bomba dietética.

Os triglicerídios, importantes constituintes de óleos e gorduras, são desmembrados pelo calor em glicerol e ácidos graxos.

O glicerol continua sofrendo a ação do calor, provocando a desidratação da molécula. Este processo de perda de água forma uma substância chamada acroleína, que é potencialmente cancerígena. A acroleína destrói as fibras elásticas, e irrita as mucosas gastrintestinal e nasal.

Entre as maiores vítimas da acroleína, estão as artérias. As fibras elásticas, que conferem firmeza, elasticidade e rigidez à parede arterial, são destruídas sistematicamente.

Quando o funcionamento delas é comprometido, todo o organismo sofre as consequências. O fornecimento inadequado de sangue favorece a degeneração orgânica, diminui a vitalidade e reduz o tem- po de vida. .

Está comprovado que o consumo de gordura, carne vermelha e laticínios tem relação direta com a incidência de câncer de próstata, intestino e mama. Nos Estados Unidos, país conhecido como "terra da gordura", a cada catorze minutos o câncer de próstata faz uma vítima. A concentração de gordura dos alimentos acelera o aparecimento de tumores.

Carnes vermelhas, leites e derivados ativam a produção do hormônio testosterona que, em excesso, intensifica o desenvolvimento das células prostáticas, aumentando consideravelmente o risco de câncer.




Referência : SPETHMANN, Carlos N. Livro de medicina alternativa de A a Z. Uberlândia - MG


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Saiba mais sobre Transtorno afetivo bipolar

O transtorno bipolar é uma condição que provoca grandes alterações de humor no indivíduo – mania e depressão, algo que o impede de se comunicar e socializar normalmente.  Assim, os episódios de mania

 
 
 
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O transtorno obsessivo-compulsivo  (TOC) é uma transtorno de ansiedade caracterizado pela presença de pensamentos desagradáveis recorrentes (obsessões) e comportamentos repetitivos ritualizados (compu

 
 
 
Transtorno depressivo, o que é?

O Transtorno Depressivo Maior (TDM) , ou simplesmente depressão ,  é uma condição que envolve o corpo, o humor, os pensamentos e os comportamentos e interfere em todos os âmbitos da vida da pessoa.  Q

 
 
 

Comentários


© 2021 todos os direitos reservados

#acupuntura #tratamentocomacupuntura #moxabustao #ventosa #auriculo #auriculoterapia

bottom of page