Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- ivanizoia
- 30 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma transtorno de ansiedade caracterizado pela presença de pensamentos desagradáveis recorrentes (obsessões) e comportamentos repetitivos ritualizados (compulsões).
Então, convém mencionar que essas ações repetitivas são impulsivas e incontroláveis e realizadas para reduzir o desconforto associado aos pensamentos obsessivos.
Desse modo, esta condição pode levar a uma perda de tempo e energia consideráveis, além de trazer angústia e ansiedade e comprometer as atividades básicas da pessoa, como os estudos e o trabalho.
Principais sintomas (comportamentais e psicológicos):
Pensamentos obsessivos (ex.: medo intenso de germes, sujeira, doenças, medo de causar mal a outras pessoas, necessidade de que tudo esteja “exatamente certo”, alinhado, organizado, etc.)
Comportamentos compulsivos (ex.: lavar as mãos repetidamente, banhos excessivamente longos, voltar ao mesmo lugar várias vezes para “ter certeza”excesso de organização por ordem e simetria, contar antes de fazer algo, evitar números “ruins, etc.)
Principais tratamentos :
Psicoterapia: para condicionar o enfrentamento do medo e dos pensamentos obsessivos.
Uso de medicamentos: apesar de não ser o principal tratamento, antidepressivos podem ser prescritos por um psiquiatra, para reduzir a percepção da ansiedade e equilibrar os níveis de neurotransmissores.
Intervenções complementares :
Mindfulness (ótimo para quebrar fusão cognitiva)
Técnicas corporais de regulação emocional
Atividade física regular
Higiene do sono
Acupuntura (evidência moderada como complemento, útil para ansiedade associada)



Comentários